Alunos de Psicologia da UniFTC debatem sobre a Luta Antimanicomial

Alunos de Psicologia da UniFTC debatem sobre a Luta Antimanicomial

Visando a formação integral dos alunos, o Colegiado do curso de Psicologia e a Associação Atlética Acadêmica Insana do Centro Universitário UniFTC, em Vitória da Conquista, promoveu uma mesa redonda com o tema ‘Luta Antimanicomial e suas atualizações nos processos de cuidado’, na noite desta  quinta-feira (18), data em que este movimento ocorre todos os anos no Brasil. 

O evento teve como público-alvo acadêmicos de Psicologia e aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb. O objetivo foi estimular a discussão e reflexão sobre a luta antimanicomial, entre os estudantes, professores  e profissionais da área de saúde mental, trazendo diferentes pontos de vista sobre o assunto.

O coordenador do curso de Psicologia da UniFTC, Lucas Matias, informou que o momento debateu sobre a importância do tema e sua relevância nos processos de cuidado, destacando a realidade atual e os desafios enfrentados na sociedade contemporânea.

“A temática da luta antimanicomial é de extrema importância, uma vez que busca promover a transformação dos modelos de assistência psiquiátrica, trazendo mais inclusão social, garantindo o respeito aos direitos humanos e a dignidade das pessoas com transtornos mentais. Com isso, desenvolvemos profissionais capacitados e comprometidos com uma abordagem humanizada no cuidado em saúde mental”, destacou. 

Na opinião da presidente da Associação Atlética Acadêmica de Psicologia Insana, Victória Costa, esta argumentação sobre a luta antimanicomial é necessária para trazer um olhar crítico sobre os processos de cuidado. “Os futuros profissionais devem questionar as práticas desumanas e discriminatórias que porventura possam ocorrer atualmente, pois nos remete ao que aconteceu no passado, e que não deve ser repetido”, disse.  

O encontro foi realizado pela UniFTC que busca a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora, e contou com a parceria das atléticas do curso de Psicologia da UFBA e UESB.