Cerimônia do Jaleco marca momento especial para alunos de Enfermagem e Fisioterapia da UniFTC

Cerimônia do Jaleco marca momento especial para alunos de Enfermagem e Fisioterapia da UniFTC

Alunos do 2º ao 5º semestres do curso de Enfermagem do Centro Universitário UniFTC Feira de Santana participarão nesta terça-feira (31), às 19h, de Cerimônia do Jaleco.  O evento vai acontecer no auditório da instituição, Teresinha Mamona, e tem o objetivo de acolher os acadêmicos. 

Nesta segunda-feira (30), também foi a vez dos calouros de Fisioterapia da unidade vestirem o jaleco pela primeira vez, durante a cerimônia que ocorreu no auditório.

Estarão presentes na solenidade desta terça (31), a assessora acadêmica, Fabrizia Lacerda, a coordenadora do curso, Hayana Leal Barbosa, a ex-aluna, Dart Clair, familiares e professores. O momento é importante no ciclo acadêmico para formação profissional, enfatizou a coordenadora do curso. “Uma ocasião especial e muito esperada pelos alunos. A cerimônia reafirma a responsabilidade com o estudo, a formação e o compromisso com a saúde dos futuros pacientes”, disse. 

Durante a festividade, acontecerá o tradicional juramento pela aluna do 2º período, Maria Itatiale Barreto Mascarenhas, que representará a turma com o recebimento do jaleco. “Muito bom representar os colegas.  Sabendo da relevância que o jaleco possui na área de saúde, com todos os seus ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados. A cerimônia do jaleco é uma forma de mostrar para toda a comunidade o nosso compromisso para com a formação e a profissão”. 

Na oportunidade, a estudante de Enfermagem da UniFTC demonstra a importância do jaleco. “É um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que representa o comprometimento com as obrigações, a responsabilidade e o respeito. É a proteção e o cuidado, durante a transição na vida acadêmica para a realização de um sonho, que será concretizado em conjunto com os professores”, comentou satisfeita.

É o momento onde o estudante se compromete em cumprir com eficiência suas responsabilidades, destaca a Diretora Geral do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, Marcly Pizzani. “Uma celebração muito importante que marca o início do curso e o compromisso com a ética na vida profissional. Considero um marco na graduação de estudantes da saúde”, ressaltou.