Cerimônia do Jaleco marca momento especial para psicólogos do futuro

Cerimônia do Jaleco marca momento especial para psicólogos do futuro

Com o objetivo de acolher os mais novos graduandos do 2º período matutino do curso de Psicologia, a UniFTC Petrolina realizou nesta segunda-feira (29) a Cerimônia de entrega de Jalecos. O evento aconteceu no auditório da instituição com a participação de professores, amigos e familiares dos estudantes. 

A assessora pedagógica, Tarcila de Oliveira falou na abertura da solenidade sobre a importância do momento para os profissionais do futuro. “Uma ocasião especial e muito esperada pelos alunos, pois celebra o compromisso, a ética e a responsabilidade com a profissão escolhida. Não temos dúvidas do nosso papel educacional em formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. Agradecemos a escolha pela instituição, que foi a primeira faculdade particular privada a ofertar o curso na cidade”, disse. 

A Psicologia ocupa atualmente um lugar fundamental dentro do serviço de saúde, informou a professora Mestre Stephanie Maiane Souza. “Além de atuar na assistência do paciente, tem papel importante no cuidado com a saúde integral qualificando os atendimentos ofertados pela equipe multiprofissional. Com isso, contribui com um olhar mais ampliado em relação aos processos de saúde e adoecimento. Estar dentro dos serviços de saúde e próximo a comunidade requer muita responsabilidade e ética, além de ser uma profissão que promove igualdade e inclusão social”, enfatizou 

Na oportunidade, o professor Waldemberg Miguel Silva falou sobre o surgimento do jaleco como Equipamento de Proteção Individual (EPI), qual a sua utilidade, forma correta de usar e quais ambientes deve ser usado. “É importante conscientizar os futuros profissionais a usarem corretamente o jaleco, para proteção à saúde deles e dos pacientes dentro dos ambientes de trabalho”, frisou. 

Durante a festividade, ocorreu o tradicional juramento pela aluna do 2º período, Laíza Beatriz Macêdo Novais, que representou a turma com o recebimento do jaleco. “Muito bom representar os colegas, sabendo da relevância que o jaleco possui na área de saúde. A cerimônia do jaleco é uma forma de mostrar para toda a comunidade o nosso compromisso para com a formação e a profissão”, disse. 

A coordenadora do curso de Psicologia da faculdade em Petrolina, Jackeline Souza, encerrou a solenidade relembrando o reconhecimento do curso pelo Ministério de Educação (MEC) com o conceito máximo. “Tenho certeza que juntos construiremos uma história da Psicologia no Vale do São Francisco e no Brasil, prezando pela responsabilidade, ética e qualidade de ensino”. 

A cerimônia de entrega de jalecos faz parte da programação da Semana de Psicologia iniciada no último dia 25 de agosto e será concluída com a solenidade para as turmas do 1° e 2° períodos, nesta quarta-feira (31), às 19h.