IV Jornada de Odontologia e Ciências reúne 720 pessoas em Salvador

Mais de 720 estudantes e professores de Odontologia puderam participar entre os dias 19 e 20 da IV Jornada de Odontologia e Ciências (JOC), no auditório Moriah Hall e no auditório do Instituto Odontológico das Américas (IOA), ambos no Centro Universitário UniFTC Salvador. Foram dois dias intensos de conhecimento com Hands On (cursos livres), palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

No primeiro dia os participantes acompanharam no Moriah Hall uma mesa redonda sobre ‘A posição do profissional de Odontologia nos dias atuais’, além de palestras com os temas ‘Ortodontia Infantil – onde menos é sempre mais!’, ‘Odontologia Sistêmica: Quando sua intervenção vai muito além!’ e ‘Um olhar integrado para as faces, os sorrisos e os dentes’.

No laboratório do IOA os participantes contaram com uma Hands On de Pediatria sobre ‘Materiais inovadores em Odontopediatria: otimizando a ‘mínima intervenção’ e a Hands On ‘Facetas’.

Já no segundo dia da JOC, os envolvidos começaram a programação pela manhã no Moriah Hall com palestras sobre ‘Fotografia em Odontologia’ e ‘Odontologia do esporte’, ‘Odontologia Hospitalar: Perspectivas e desafios para a inserção do Cirurgião Dentista na rede hospitalar’. Pela tarde os estudantes e profissionais acompanharam palestras sobre ‘Estratégias para otimizar a limpeza e desinfecção do canal radicular’, ‘Radiologia Odontológica e o fluxo de trabalho na Odontologia digital’ e ‘Quero melhorar meu sorriso. E agora Doutor?’.

No laboratório do IOA foi possível acompanhar a Hands On Dentsply ‘Endodontia – Lima rotatória TruNatomy’ e a Hands On ‘Sutura em Periodontia’. Para a estudante do 2º semestre do curso de Odontologia da UniFTC Salvador, Maria Eduarda, a JOC trouxe diversos assuntos na mesa redonda com curiosidades e aprendizados que serão importantes no seu crescimento profissional.

“Um dos objetivos do JOC foi mostrar que a odontologia é mais do que cuidar do sorriso e sim buscar a saúde física, psicológica, bem estar e empatia, conhecendo mais as necessidades dos pacientes. E ela conseguiu isso, me despertou novos interesses em áreas diferentes”, pontuou a aluna.

Já para o Gerente do curso de Odontologia, Edson Jorge, foi uma satisfação encontrar uma plateia cheia durante a quarta edição da Jornada. “Temos percebido que a tradição do ensino é trazer para os alunos condições melhores em um avanço extra-muro. Incentivar a participação dos alunos nas jornadas e congressos para que comece a perceber que o conhecimento não fica restrito apenas no bloco de conteúdo do semestre. A odontologia da UniFTC traz essa inovação, quando trazemos uma oportunidade como a JOC é para incomodar, para fazer vocês perceberem que o conhecimento é ilimitado e que o aluno precisa do movimento para o conhecimento”, comentou o Gerente durante abertura da Jornada.

Confira galeria