Movimento do bem: UniFTC oferece serviços de saúde e orientação jurídica em Petrolina

Os estudantes dos cursos de Direito, Nutrição e Psicologia da Rede UniFTC, unidades de Petrolina e Juazeiro, realizaram no último sábado (29) ação social para comunidade carente na Escola Municipal João Batista dos Santos, bairro São Gonçalo e região circunvizinha, em Petrolina.

Quem participou teve acesso a vários serviços, como orientação jurídica na área Civil para encaminhamento para Defensoria Pública do Estado, ações psicoeducativas sobre orientação parental, desenvolvimento infantil e ansiedade, avaliação antropométrica e instruções nutricionais. A dona de casa e estudante Selma Delmondes aproveitou o sábado para cuidar da saúde.

“Precisamos destas ações, pois muitas vezes não conseguimos sair do bairro. Fiquei atenta as informações das estudantes de Psicologia e vou colocar em prática para melhorar a qualidade de vida da minha família. Existem muitas crianças e adolescentes com depressão e devemos ficar atentos. É essencial cuidar da mente, da saúde e elevar a autoestima”, disse.

A estudante de Psicologia, Florência da Silva Dias Ferreira, afirmou que a experiência foi válida para sua formação acadêmica e carreira profissional. “Conseguimos mensurar o conhecimento em sala nestas ações práticas, além de entender as principais dúvidas e dificuldades dos pais sobre o desenvolvimento da criança e como procurar orientações. Uma troca bem especial, pois estarei contribuindo para uma melhor saúde mental na vida destas pessoas”, comentou.

A dona de casa, Rosângela dos Santos, verificou peso e altura, como também recebeu dicas para uma alimentação saudável. “Estou acima do peso e as explicações das alunas foram muito esclarecedoras para eu conquistar meu peso ideal. Recebi ainda panfletos com várias orientações.Gostei muito”, contou.

Jacqueline Silva Santos, aluna do curso de Nutrição da faculdade em Juazeiro, ressaltou que a oportunidade foi de muito aprendizado. “Nestes eventos a gente ensina e também aprende, bem como, podemos colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e tornar-se uma profissional do futuro”.

O momento foi enriquecedor para a aluna do curso de Direito da UniFTC Petrolina, Maria de Jesus. “Além de ouvir os problemas da população, podemos buscar a solução da demanda apresentada, com relação a documentos, informações, e muito mais. É um público carente, que precisa de apoio. Todos já saíram daqui com a orientação necessária”, explicou.

A atividade faz parte de um projeto intitulado ‘Bora Petrolina’, uma iniciativa da Prefeitura Municipal que visa levar ao público atendimentos, 01 vez por mês, nas áreas de educação, saúde, lazer e cidadania. “É uma forma de conscientizar a comunidade sobre a importância de saber seus direitos como cidadão, além de equilibrar a saúde física com o bem-estar mental. Tudo foi pensado de acordo com a necessidade das pessoas. A UniFTC tem o compromisso social há mais de 20 anos, desenvolvendo e apoiando programas e projetos que contribuem para qualidade de vida”, concluiu o diretor da UniFTC, em Juazeiro e Petrolina, Andrei Mello.