Pesquisas científicas: a importância que tem na jornada acadêmica e profissional

A criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948, marca a comemoração do Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A data não só é importante para enfatizar o peso das pesquisas científicas na resolução de problemáticas na sociedade, como também para destacar sua importância na jornada acadêmica dos estudantes, seja na construção do conhecimento, apresentação em congressos ou publicação de artigos.

Uma pesquisa científica é movida por indagações acerca de um problema e requer a união de pesquisadores que irão utilizar técnicas científicas com o intuito de buscar a solução. De acordo com o doutor em Agronomia, Robinson Moresca de Andrade, a pesquisa científica ocorre constantemente, a partir de um acontecimento ou um fato que pode gerar uma indagação.

“É usada para estabelecer ou confirmar fatos, reafirmar os resultados de trabalhos anteriores, resolver problemas novos ou já existentes, apoiar teoremas e desenvolvimento de novas teorias. Um projeto de pesquisa também pode ser uma expansão do trabalho passado no campo. Para testar a validade de instrumentos, procedimentos ou experiências, a pesquisa pode replicar elementos de projetos anteriores, ou o projeto como um todo.”, afirma Robinson Moresca, que também é coordenador de pesquisa, extensão e iniciação científica da Rede UniFTC.

A pesquisa no meio acadêmico é importante, uma vez que contribui no desenvolvimento do aluno e aumenta o contato com o conhecimento, uma vez que há um aprofundamento em temas específicos. A prática da análise e reflexão durante a construção de pesquisas é imprescindível tanto no âmbito acadêmico, quanto profissional.

“A principal vantagem de ser um pesquisador, na minha opinião, é a satisfação pessoal, com respostas claras aos mais variados questionamentos. Pode não ser necessariamente vinculada à carreira acadêmica, já que nos últimos anos há um aumento do investimento em pesquisa e desenvolvimento na indústria. É uma opção de trabalho diretamente com institutos de pesquisa, que normalmente tem uma relação mais direta com o governo”, Robinson Moresca declara.

Saiba como ser um incentivador da pesquisa na UniFTC

Na UniFTC, os estudantes que estejam interessados em fazer parte de uma equipe de pesquisadores devem estar  matriculados e cursando entre o 2° e antepenúltimo semestre do curso. Já os orientadores, Robinson sugere que preferencialmente tenham o título de doutor, porém mestres podem orientar caso tenham perfil e publicações relevantes ao tema.

O coordenador também aproveita para pontuar que as inscrições podem ser feitas através do edital que sairá ainda em julho. Para a inscrição, o orientador e a equipe devem apresentar um projeto de pesquisa bem estruturado, em que fique claro os objetivos a serem alcançados, revisão bibliográfica, metodologia utilizada e outras informações referentes a pesquisa.