Psicologia: desafios e oportunidades na era moderna

Psicologia: desafios e oportunidades na era moderna

A frase marcante de Marta Hubner, uma das maiores referências da Psicologia brasileira, ecoa com vigor: “Onde há pessoas se comportando, pode haver um psicólogo atuando”. Ela nos lembra da amplitude das possibilidades de atuação desse profissional, que abrange desde o serviço público até organizações privadas, além da autonomia como profissional liberal.

Embora a Psicologia ofereça uma carreira promissora em um mercado em constante expansão, não está isenta de desafios, como nos conta a psicóloga Jackeline Souza, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. “Os profissionais frequentemente enfrentam uma sociedade que valoriza resultados imediatos, enquanto nossa atuação se baseia em um processo contínuo,” observa ela.

Nesta entrevista reveladora, Jackeline Souza, também professora e coordenadora do curso de Psicologia nas faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro, explora os meandros dessa profissão dinâmica e os desafios que a cercam na era moderna. 

Leia na íntegra:

UniFTC- Qual é a importância da Psicologia na sociedade? 

Jackeline Souza– Tal como descrito no nosso juramento, a Psicologia é uma ciência e profissão que tem como maior compromisso a promoção do bem-estar das pessoas e instituições. Isso envolve a valorização do ser humano e não pactuação com qualquer tipo de violência e opressão. Considerando que vivemos em uma sociedade e uma cultura cada vez mais adoecedora e opressora, entendo que a Psicologia é de suma importância para; através do seu conhecimento e da sua prática, colaborar para a promoção da saúde da população de modo geral, seja na prevenção de processos adoecedores ou no restabelecimento do bem-estar daqueles que já estão adoecidos. Esse foco no bem-estar dos sujeitos está para além de uma atuação na área da saúde ou clínica, mas perpassa a nossa atuação profissional nos diversos campos que a Psicologia pode atuar. 

UniFTC-  Como está o panorama atual do mercado de Psicologia?

Jackeline Souza– O mercado para atuação da Psicologia tem se expandido cada vez mais e dentre as várias razões, destaco três: (1) a sensibilização da população e instituições para as questões da saúde mental e relações interpessoais, especialmente trazida pela pandemia; (2) a diminuição do preconceito em relação aos serviços prestados por um profissional de Psicologia; (3) a expansão da entrada deste profissional na sua atuação junto às políticas públicas de saúde, assistência social e educação. 

UniFTC- Enumere alguns desafios da carreira?

Jackeline Souza–  Lidar com uma cultura que busca resultados imediatos, quando na verdade a atuação da Psicologia se faz em um processo; investimento público na contratação de psicólogos em espaços que já temos garantido por lei; necessidade de estudo constante e busca por fontes seguras de informação e locais de formação; articulação teoria e prática; atuação interprofissional e para além do atendimento individual; diferentes interesses de pessoas e instituições que buscam respostas simplistas por parte da Psicologia ou receitas prontas de como lidar com algumas situações, negligenciando a complexidade dos fenômenos. 

UniFTC- Quais são as habilidades essenciais que um psicólogo deve desenvolver ao longo da sua formação?

Jackeline Souza– O aprofundamento preconizado para o bacharel exigirá o aprimoramento de competências e habilidades para, dentre outras: a) Analisar a Psicologia como campo de conhecimento, e os seus desafios teóricos e metodológicos contemporâneos; b) Formular questões de investigação científica em Psicologia; c) Problematizar o conhecimento científico disponível em um domínio da Psicologia, como fonte para avaliar e delimitar questões significativas de investigação; d) Planejar estratégias para encaminhamento das questões de investigação coerentes com pressupostos teóricos e epistemológicos; e) Definir e utilizar procedimentos e instrumentos para a coleta de informações; f) Elaborar e utilizar procedimentos apropriados de investigação para análise e tratamento de dados de diferentes natureza; g) Consolidar decisões relativas ao processo de investigação em projetos de pesquisa, articulando elementos conceituais, metodológicos e recursos necessários; h) Redigir relatório de pesquisa dentro de normas academicamente reconhecidas; i) Apresentar trabalhos e discutir ideias em público.

UniFTC- Quais são as principais áreas de pesquisa em psicologia atualmente?

Jackeline Souza– A psicologia é muito diversa e ampla, dificultando uma resposta simples para essa pergunta, mas nos últimos anos vemos um aumento expressivo na neurociência. 

UniFTC- Após a formação e durante a trajetória profissional, onde o  profissional  pode atuar?

Jackeline Souza– Há uma frase que fala “onde houver pessoas se comportando, pode haver um psicólogo atuando”. Essa frase mostra a amplitude da possibilidade de atuação do psicólogo que vai desde instituições públicas, até organizações privadas e atuação enquanto profissional liberal de forma autônoma. 

Citando algumas grande áreas de atuação do psicólogo, podemos sinalizar: psicóloga(o) escolar e educacional; psicóloga(o) clínica; psicóloga (o) organizacional e do trabalho; psicóloga(o) hospitalar; psicóloga(o) social e comunitária; psicóloga(o) jurídico; psicóloga(o) das emergências e desastres; psicóloga(o) do esporte; psicóloga(o) da saúde. 

 UniFTC- Destaque algumas características dos bons psicólogos?

Jackeline Souza– Compreendo que o bom psicólogo é aquele profissional que pauta suas práticas no conhecimento científico em Psicologia e busca estar em constante formação, sempre aprimorando sua prática; aquele que consegue olhar para os fenômenos psicológicos e compreender sua complexidade na interface com a dimensão biológica e social. Aquele que compreende o sujeito como um sujeito histórico, sendo capaz de tecer críticas aos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, tendo como norte os direitos humanos e visando a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades; e sobretudo: que tenha respeito aos princípios éticos que guiam nossa profissão. 

 UniFTC- Cite algumas áreas de especialização que estão em alta?

Jackeline Souza– Psicologia clínica, Neuropsicologia, Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Avaliação Psicológica.  

 Na UniFTC, quais os diferenciais do curso?

Jackeline Souza– Buscando atender o perfil do egresso proposto da instituição, bem como as Diretrizes Curriculares do MEC, o curso de Psicologia na UniFTC tem como diferencial a formação de competências básicas dos alunos voltados para a área da saúde e atuação interprofissional do estudante, que desde a sua formação é sensibilizado para a importância do diálogo entre os diferentes profissionais da saúde com vista ao benefício do usuário do serviço. Além disso, há uma estreita relação com a saúde pública e as extensões nas disciplinas e nos projetos integradores, vivenciado assim experiências práticas e aproximação dos diferentes contextos e comunidades. O curso apresenta estágios básicos desde o terceiro semestre e em diferentes áreas: Psicologia Social e Comunitária, Psicologia e Processos Educativos, Neuropsicologia e Saúde Mental.

UniFTC- Quais são os recursos e ferramentas tecnológicas utilizadas pela instituição no curso de Psicologia para aprimorar o aprendizado?

Jackeline Souza–  Os alunos contam com uma série de recursos tecnológicos, tais como: ambiente virtual – Blackboard com os mais variados recursos para encontros online, registro de notas e atividades, compartilhamento de podcast, screencast, textos e acesso à biblioteca virtual, plataforma Algetec, ferramenta que gera engajamento e aprendizado e funciona como laboratório virtual; laboratórios com equipamentos para simulação realística; laboratório de informática para uso de diferentes sistemas, como o software Sniffy para práticas de Análise Experimental do Comportamento;espaço de sala virtual para atendimento com a coordenação.

 UniFTC- Quais são as oportunidades de networking e conexões   profissionais que os estudantes desenvolvem durante a graduação?

 Jackeline Souza–  Durante a graduação em Psicologia na UniFTC o aluno pode estabelecer networking nas seguintes experiências: participação nos eventos organizados pela instituição e suas parceiras com a participação de convidados externos; atuação extensionista nas disciplinas; realização de projetos integradores em diferentes contextos públicos e privados em que o aluno entra em contato com profissionais e usuários dos serviços; contatos estabelecidos nos campos de estágio básico e profissionalizante e participação em estágios não obrigatórios.