Rede UniFTC aposta em ambientes virtuais para manter alunos em ritmo de estudo

Rede UniFTC aposta em ambientes virtuais para manter alunos em ritmo de estudo

A pandemia do Coronavírus tem exigido de todos os setores da sociedade ações que estejam diretamente vinculadas à inovação e tecnologia. Com a educação não foi diferente. Decretos estaduais e municipais proibiram, para o bem de todos, a permanência dos estudantes nas salas de aula. Então, como manter o movimento de aprendizado e conhecimento se precisamos manter, também, o isolamento social?

Diante deste cenário mundial, a Rede UniFTC disponibilizou a partir desta segunda, 23, salas virtuais de aprendizado aos estudantes. O objetivo é manter as aulas teóricas dentro do cronograma já previsto, de maneira que os alunos possam continuar o processo de desenvolvimento de conhecimento e que sigam em contato com os colegas e professores.

“É um momento novo para todos nós. Mas não estamos medindo esforços nesse período em que as aulas presenciais precisaram ser transmitidas por uma plataforma digital, os alunos recebam todo o conteúdo dentro da nossa proposta educacional que é entregar o melhor de qualidade que temos”, destaca o reitor do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista, Aureliano Tavares.

Para permitir que haja integração de todos os estudantes de uma turma, as disciplinas teóricas serão ministradas nos dias e horários que aconteceriam as aulas presenciais, seguindo a grade curricular dos alunos. Os professores ministrarão as aulas ao vivo e, também, disponibilizarão atividades avaliativas.

O estudante do curso de Medicina Veterinária Ivan Carvalho está gostando da experiência: “Estou achando ótimas as aulas virtuais! Está sendo um suporte muito bom!”. O futuro médico veterinário disse ainda que ouviu críticas de alguns colegas, mas acredita que “seja aula presencial ou virtual, o aluno aprende do mesmo jeito, tudo vai depender do interesse.”

A coordenadora do curso de Administração, Eliane Teixeira, também está otimista: “Vamos nos adaptar a essa contingência e manter a nossa produção acadêmica de forma responsável, garantindo a qualidade do nosso curso de Administração, melhor avaliado da Bahia pelo Ministério da Educação, com ICG 5”.

*Portaria MEC*

As aulas online foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376) divulgada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17, como uma das ações para ajudar na contenção e disseminação da pandemia Covid-19 (Coronavírus), uma vez que diversos decretos foram emitidos exigindo o isolamento social e a suspensão de aulas em escolas públicas e privadas por até 30 dias.