Professores e estudante da UniFTC apresentam pesquisa sobre HIV-1 em congresso nacional

Dois professores e uma estudante do curso de Biomedicina do Centro Universitário UniFTC Salvador apresentaram os resultados da pesquisa, “Vigilância Molecular de Vírus de Interesse na Saúde Pública”, durante o 13º Congresso Brasileiro sobre HIV-AIDS e vírus relacionados. O evento, relevante no cenário científico, é promovido pela Fundação Bahiana de Infectologia e pelo programa de pós-graduação em Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Coordenada pelo professor Rodrigo Cunha, Doutor em Bioquímica e Biologia Molecular, juntamente com a professora Louise Barreto, a pesquisa aborda a caracterização genotípica do HIV-1, um vírus que apresenta alta diversidade genética e que continua a ser um desafio global de saúde pública, mesmo após 40 anos de seu descobrimento. A pesquisa focou nas formas recombinantes AG, BF1, BG e CF1 do HIV-1, utilizando amostras de material genético viral depositadas em bancos de dados públicos internacionais.

“Desde o início do semestre 2023.1, lançamos o edital de seleção para o grupo de pesquisa, com o intuito de envolver nossos alunos na pesquisa científica de alta relevância”, explicou o professor Rodrigo Cunha. A estudante de Biomedicina da faculdade em Salvador da Rede UniFTC, Giovanna Kamimura, foi uma das selecionadas e apresentou resultados parciais de sua pesquisa durante o congresso.

Giovanna ressaltou a importância de sua participação na pesquisa desde a graduação. “Essa experiência acadêmica é muito valorosa, especialmente para minha futura carreira. O campo da pesquisa em virologia oferece várias possibilidades para profissionais biomédicos, contribuindo para o desenvolvimento de novas vacinas e métodos diagnósticos.”

A pesquisa não apenas contribui para o entendimento da diversidade genética do HIV-1, mas também tem implicações significativas na dinâmica de transmissão e patogenicidade viral. Como salientou o professor Cunha, “a caracterização desses vírus permite identificar pontos comuns ou particularidades entre as amostras, fornecendo insights valiosos para a compreensão e o manejo desta infecção complexa”. Para mais informações sobre o congresso, acesse o site oficial: http://aidsinbahia.com.br/.