UniFTC aproxima as famílias da escola durante ação social em Petrolina

Para envolver as famílias nas atividades pedagógicas e socioeducativas da escola, estudantes dos cursos de Odontologia, Direito, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia das faculdades UniFTC, em Petrolina e Juazeiro, realizaram ação social em parceria com a Escola Municipal Paulo Freire, em Petrolina, neste sábado (20).

Foram ofertados para a comunidade aferição de pressão, teste de glicemia, orientações nutricionais, jurídicas, odontológicas com escovação e entrega de kits. Para a aluna do curso de Nutrição, Talita Ramirez, o evento foi importante para a construção de sua carreira profissional. “Uma experiência única e que marca minha caminhada como estudante universitária. O espaço foi uma oportunidade para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e impulsionar o processo de desenvolvimento e aprendizagem, tão importante na construção de uma trajetória promissora no futuro”, comentou.

A estudante do curso de Odontologia da UniFTC, Rafaela Meira,  afirmou que o contato com a população contribui para a formação do profissional do futuro. “O diálogo entre o profissional de saúde e o paciente deve ser estabelecido para ajudar no tratamento. A oportunidade contribuiu para aperfeiçoar este cuidado, exercitar a anamnese odontológica e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, frisou.

De acordo com a assessora pedagógica da UniFTC, Petrolina e Juazeiro, Tarcila de Oliveira, é necessário sensibilizar a sociedade sobre a importância do envolvimento dos familiares nas atividades desenvolvidas nas escolas. “A participação dos pais ou responsáveis no ambiente é essencial para a promoção de um espaço seguro e sem evasão escolar. A UniFTC sempre será parceira de movimentos que fortalecem a educação, que é fundamental para formação de profissionais responsáveis, éticos e capacitados. Durante esta trajetória é essencial que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos nas aulas”, argumentou.