Pesquisa desenvolvida por estudantes de Psicologia da UniFTC recebe Menção Honrosa em Prêmio César Ades

A pesquisa ‘’O possível efeito protetivo da atividade física contra o desenvolvimento de sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático na quarentena de COVID-19’’, produzida por estudantes de Psicologia da Rede UniFTC, recebeu Menção Honrosa no Prêmio César Ades (Categoria Graduação).

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Victor Nascimento, Antônio Pacheco e Stefany Alves durante as atividades do Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Sociocognitivo (LINES). A orientação ficou por conta do professor da UniFTC Marcus Vinicius Alves, com a colaboração dos pesquisadores Jansen Fernandes da Unifesp e do Instituto Cajal (Madrid, Espanha) e de Alexandre Aparecido do Instituto Federal de Tocantins.

O estudo recebeu incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e apresentou resultados significativos sobre o funcionamento do comportamento humano durante a quarentena e como a atividade física, a longo prazo, possui um potencial protetivo para mitigar os efeitos de sintomas psiquiátricos.

“Este momento de receber uma Menção Honrosa de um prêmio tão importante marca o início da trajetória do LINES na comunidade científica, afirmando a relevância da sua existência e dos futuros trabalhos produzidos”, destacou o professor e orientador do projeto Marcus Vinicius Alves.