Pensando no poder das redes sociais como ferramenta de posicionamento e otimização das habilidades e diferenciais de um profissional do futuro, a Rede UniFTC promoveu na última sexta-feira (11) o Boas-Vindas Experience UniFTC, que reuniu quatro profissionais que se destacam como influenciadores digitais nas áreas do Direito, Saúde e Comunicação.

Representando a área da Comunicação e mediando o evento, teve o egresso do curso de Jornalismo do Grupo Educacional, Raoni Oliveira (@raonioliveira). Já participando do debate, o evento trouxe a cirurgiã-dentista Rafaela Fernandes (@dra.rafaelafernandes) e o enfermeiro Eduardo Stall (@enfermeiro.sincero), representando a área da Saúde, e a advogada Gabriela Pereira (@seujuridicoimobiliario), trazendo seu ponto de vista sobre a área do Direito.

Quando questionados sobre os maiores desafios da atuação profissional dentro das redes sociais, todos os convidados foram unânimes nas respostas: o desafio é se conectar com o público de forma disruptiva e sem violar as leis exigidas pelos respectivos Conselhos Federais.

“Hoje em dia as pessoas estão muito conectadas nas redes sociais e celular. Na minha área da estética, por exemplo, as pessoas passaram a procurar menos no Google e mais nas hashtags do Instagram. A gente precisa estar presente nesses novos canais de comunicação, para que quem procure nosso conteúdo, ache com facilidade”, comentou a cirurgiã-dentista Rafaela, conhecida nas redes como Doutora Pink.

Já a advogada Gabriela Pereira acrescenta a dificuldade de encarar o termo ‘blogueirinha’ como algo positivo. “O maior desafio é trazer uma visão disruptiva para a área judicial. Antes eu achava pejorativo ser chamada de ‘blogueirinha’. Mas quando comecei a ganhar dinheiro, passei a gostar mais deste termo. A primeira vez que vi que valia a pena foi quando resolvi lançar um curso online da área jurídica e em poucos minutos faturei R$ 1500, isso muito anos atrás”.

Já o enfermeiro Eduardo Stall (@enfermeiro.sincero), também host do podcast “PodFalar Enfermagem”, o podcast oficial do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), destacou a necessidade de não desistir da produção de conteúdo para as redes sociais, por mais que pareça cansativo. “Eu já fiz muito conteúdo ruim, já tive um canal muito ruim – nem vou falar o nome, vocês procurem – e era muito ruim. Aí em 2016 eu comecei a faculdade de enfermagem e ouvi as pessoas falando ‘Marcos, faz humor com sua área’ e eu falava que não com medo da crítica e foquei na faculdade e nos estudos. Depois que tive o embasamento comecei a trabalhar; foi quando meti a cara, fiz um vídeo e criei o enfermeiro sincero”, confessou Eduardo.

Que completou com uma dica: “No começo eu procurei pessoas do nicho e comecei a seguir. Aí no primeiro dia eu falei pra minha noiva que iria excluir e ela falou para deixar mais um dia. Nessa, as pessoas começaram a seguir, compartilhar e continuamos aqui”.

O evento foi finalizado com o sorteio entre os estudantes da UniFTC que participaram do Boas-Vindas Experience da instituição de ensino. Os alunos João Felipe (Biomedicina em Salvador) e José Márcio Carlos (Psicologia em Petrolina – PE) ganharam os fones de ouvido da JBL. Já a caixa de som JBL foi sorteada para os estudantes Alice Vitória (Direito em Itabuna) e Pedro Henrique (Direito em Petrolina).

Os participantes Valtécio Barbosa (Odontologia em Feira de Santana) e Alisson Barreto (Direito em Itabuna) ganharam câmeras Intel. Por fim foram sorteados dois celulares Samsung Galaxy A3 para os estudantes Mariele Souza (Direito em Jequié) e Kauana Oliveira (Engenharia Civil em Itabuna) e o Notebook Lenovo que teve a aluna Daniela França (Direito em Salvador) como ganhadora.