Publicidade e Propaganda

No curso de Publicidade e Propaganda, o estudante aprende a fazer campanhas e peças publicitárias para promover empresas, marcas, serviços e produtos.

Sobre o curso

O primeiro pensamento quando se fala em Publicidade e Propaganda são os anúncios em TV e jornais que acompanhamos diariamente. E, sim, os profissionais dessa área trabalham muito na criação de peças. Mas o que o curso de Publicidade e Propaganda ensina, é muito maior que a elaboração de anúncios.

De acordo com o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), os investimentos em publicidade no Brasil movimentaram R$19,7 bilhões em 2021. Esse número mostra o aquecimento do mercado publicitário e a importância dessa profissão na relação de empresas e serviços com o mercado e a sociedade.

Os alunos de Publicidade e Propaganda irão estudar matérias da área da Comunicação, mas também Administração e Economia. Entre as principais habilidades para essa profissão estão a criatividade e a boa comunicação, além da necessidade de entender sobre o mercado, as características do seu público-alvo, planejamento e estratégia.

Durante o curso, o aluno aprende a planejar, produzir, criar, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, assim como lidar com ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, patrocínio e atividades de marketing e assessoria. O Publicitário é capaz de oferecer um produto ou serviço ao consumidor, promover a sua venda e garantir a sua imagem positiva diante do mercado.

Também é durante a graduação que o aluno desenvolve a arte de produzir embalagens, criar logomarcas, assim como aprende a definir os melhores meios de comunicação para suas campanhas e seu público-alvo. O publicitário também cria textos, imagens e acompanha a produção de seus produtos.

Entre as áreas de estudo do curso de Publicidade e Propaganda temos Elementos e Conceitos das Artes Visuais, Ética e Legislação em Comunicação, Marketing, Mídias, Fotografia Publicitária, Redação Publicitária, Marketing Digital, Liderança e Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Cibercultura e Novas Tecnologias e Produção Cultural.

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda da UniFTC tem o objetivo de formar profissionais éticos e preparados para o mercado de trabalho. O curso, que tem conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), fomenta a criatividade e versatilidade dos futuros profissionais e os mantêm antenados com as mais novas tendências do mercado publicitário.

Com as mudanças constantes nas formas de consumo, o profissional precisa estar atento para atender as demandas do mercado. Por isso, o curso utiliza de atividades como visitas técnicas em agências, produtoras e gráficas.

Outra forma de estimular o conhecimento dos alunos é a partir da realização de eventos como a Semana de Comunicação, palestras, entre outros.

Durante o curso, o aluno se depara com disciplinas que vão aproximá-los do mercado, como as de atendimento de contas, planejamento de campanha, marketing, pesquisa de mercado, além de planejamento de mídia, entre outros.

Qual a duração do curso de Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda possui:

Duração total de 4 anos Sua matriz curricular é realizada em 8 semestres

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os Publicitários é muito amplo e cheio de oportunidades. Os profissionais podem atuar em agências, em diversas funções, em empresas de diferentes setores ou até mesmo trabalhar de forma autônoma.

Com a explosão da internet e das novas formas de se fazer propaganda, o mercado publicitário também expandiu o seu formato. Para além da publicidade tradicional, veiculada na TV e nos jornais, revistas e outdoors, hoje a publicidade online é um dos segmentos com mais força no mercado.

Nas agências, o publicitário trabalha desde o entendimento da demanda do cliente e da pesquisa de mercado, passando pela pesquisa de conceitos, redação de textos e criação de design. Também faz parte do trabalho do profissional de Publicidade e Propaganda a distribuição do resultado final em diferentes mídias;

O publicitário é responsável por produzir e gerenciar campanhas direcionadas para o fortalecimento da marca, divulgação e impulsionamento das vendas de produtos e serviços.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Publicidade e Propaganda?

O Publicitário precisa estar constantemente se reinventando. O mercado vem se modificando e as suas exigências direcionam as atualizações que os profissionais precisam procurar. A criatividade, embora seja uma habilidade essencial para o Publicitário, não pode ser a sua única qualidade profissional.

Para quem está entrando no mercado, é preciso entender que é necessário saber fazer de tudo um pouco. A Publicidade está integrada à comunicação, mas também à economia e ao marketing. É preciso desenvolver soft e hard skills para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Além de desenvolver as competências e habilidades necessárias para dominar o mercado de trabalho, o publicitário precisa ser atualizado e persuasivo. Um bom publicitário sabe utilizar as ferramentas da comunicação para convencer as pessoas e essa habilidade deve ser exercitada desde os trabalhos em equipe. O bom profissional mostra aos envolvidos os frutos que seu trabalho pode proporcionar, engajando-os na campanha.

Com o público-alvo, o Publicitário precisa ter a capacidade de envolver o telespectador em tudo o que o seu produto oferece, de forma clara e objetiva, através de recursos emocionais ou usando argumentos que sejam definitivos para o consumidor.

É essencial manter os conhecimentos atualizados para acompanhar as inovações e os conhecimentos atualizados, principalmente com as redes sociais, através de cursos, workshops, especializações e palestras.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Publicidade e Propaganda?

Ser um Publicitário de destaque no mercado não é uma tarefa fácil e exige bastante do profissional, afinal, são diversas as qualidades que essa área pede do profissional.

Entre as principais habilidades, temos:

Persuasão
Curiosidade
Storytelling
Habilidade de escrita
Persistência
Multidisciplinariedade
Bem informado
Inteligência emocional

Também são habilidades importantes para o publicitário a boa abordagem, a intuição aguçada e um dos principais diferenciais: ter uma segunda ou terceira língua. Esses são pontos cruciais para diferenciar o profissional no mercado de trabalho.

Áreas de atuação

Quem escolhe ser Publicitário tem a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas dentro da profissão. Além da Publicidade tradicional que conhecemos, como produção de propagandas para veículos de TV e jornais impressos e outdoors, também há a possibilidade de trabalhar com as mídias sociais, comunicação institucional, fotografia publicitária, redação publicitária, marketing e produção de peças para redes sociais.

É necessário estar em constante atualização com os novos formatos de trabalho, principalmente com as redes sociais. Uma das vantagens da Publicidade e Propaganda é que o profissional está sempre preparado para novas possibilidades.

Onde o profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar?

O trabalho do publicitário é desenvolver campanhas ou estratégias de comunicação para vender um produto ou ideia, promover uma empresa, fortalecer uma marca e, também, auxiliar na construção da imagem pessoal de seu cliente, como pessoa famosa ou política. Esse profissional pode atuar nas seguintes áreas:

  • Agências de Publicidade
  • Departamentos de Marketing e Relacionamento em Empresas Públicas e Privadas
  • Escritórios de Comunicação
  • Estúdios de Design
  • Assessorias de Imprensa
  • Veículos de Imprensa (TV, Impressos, Internet)
  • Empresas de Pesquisa de Mercado
  • Produtoras de imagem
  • Órgãos Públicos

Dentro da formação, o profissional pode atuar também como web designer, na comunicação institucional de empresas e organizações, na produção de televisão e rádios e em atividades de freelancer, prestando qualquer uma das atividades acima.

Ensino de Qualidade

A graduação de Publicidade e Propaganda ofertada nas unidades de Salvador e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.

O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.

O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.
O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo as próprias agências ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

Depoimentos

Alã Viana - Diretor da Agência Mktup Egresso do Centro Universitário UniFTC Salvador

Indescritível a importância do Curso de Publicidade da UniFTC no sucesso da minha vida profissional. Equipe docente competente e muito bem coordenada. Aqui na agência fazemos questão de contratar estagiários estudantes desta instituição, o preparo é indiscutível. Alã Viana - Diretor da Agência Mktup - Egresso do Centro Universitário UniFTC Salvador

Estrutura do Futuro

A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda uma infraestrutura moderna e equipada com dois estúdios, além de laboratórios de informática com programas para diagramação, operação, ilhas de edição de áudio e audiovisual.

As disciplinas teóricas e práticas trazem a experiência do aluno para o mercado de trabalho com foco nas áreas de Marketing, Mídias, Fotografia Publicitária, Redação Publicitária, Marketing Digital, Liderança e Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Cibercultura e Novas Tecnologias e Produção Cultural.
Como diferencial, o Design Thinking possui foco no ser humano para a inovação, levando o estudante a pensar de maneira crítica e criativa para desenvolver ideias, organizar informações, tomar decisões e adquirir conhecimento.

O curso de Publicidade e Propaganda da Rede UniFTC possui recursos multimídia e conexão wi-fi, além de fornecer materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.

Diferenciais

Capacidade de desenvolver as competências necessárias

Isso ocorre através da atuação em disciplina teóricas e práticas que trazem a experiência do aluno para o mercado de trabalho

Agência Experimental e Laboratório de Produção Audiovisual

O curso de Publicidade e Propaganda da UniFTC  possui Agência Experimental com espaço prático destinado aos cursos de Comunicação Social que atende tanto a dimensão pedagógica quanto a de prestação de serviço e produção institucional. A agência está estruturada para funcionar em primeiro plano como um espaço pedagógico e desta forma, procura-se promover o conceito de espaço laboratorial e de experiências para todos os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda.  

Premiações

O curso de Publicidade e Propaganda da UniFTC Vitória da Conquista venceu o Prêmio Bahia Recall Revelação (2014, 2015 e 2016) e o Prêmio Central do Outdoor (2018).

Centro de Carreiras 

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes, a partir de orientações profissionais e estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado.
Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda?

A matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda é composta por 47 disciplinas, com uma carga horária total de 3.020 horas, sendo 2.480 horas teóricas e 580 horas práticas.

O que se estuda na faculdade de Publicidade e Propaganda?

No início do curso, o aluno estuda disciplinas como:

  • Introdução a Publicidade e Propaganda;
  • Elementos e Conceitos das Artes Visuais;
  • Teorias da Comunicação;
  • Introdução à Fotografia;
  • Língua Portuguesa.
  • As práticas se intensificam a partir do 3º semestre.

No 6º semestre, são oferecidas 8 disciplinas optativas:

  • Comunicação Organizacional;
  • Comportamento Organizacional;
  • Gestão de Pessoas;
  • Micro e Pequenas Empresas;
  • Libras;
  • Outras.

Nos últimos períodos, os estudantes passam pelo Estágio I e II.

Coordenação do Curso

Vitória da Conquista

Prof. Alvino Brito

  • Mestrando em Marketing Estratégico pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais em Buenos Aires/Argentina
  • Especialista em Comunicação Empresarial e Marketing pela Faculdade Juvêncio Terra
  • Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)