Cerimônia do Jaleco marca momento especial para profissionais do futuro

Cerimônia do Jaleco marca momento especial para profissionais do futuro

A faculdade UniFTC, em Juazeiro, acolheu de forma especial  nesta sexta-feira (12) e sábado (13), os novos graduandos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina com a realização de Cerimônias de entrega de Jalecos. Os eventos aconteceram no auditório da instituição com a participação de professores, amigos e familiares dos estudantes. 

A aluna de Enfermagem, Rebecca Bjork, disse que a cerimônia é mais uma etapa que concretiza a realização de um sonho. “É uma forma simbólica importante de estimular a continuidade da graduação. Minha expectativa é que seja rápida, tranquila e linda. Eventos deste tipo fazem a gente ter um ‘gás’ a mais e continuar trilhando o resto do curso”.

Na sexta-feira (12), em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, os acadêmicos, de todos os períodos, também assistiram palestra sobre “A enfermagem e seus desdobramentos: atuação e vivência”. O tema foi ministrado pela enfermeira obstetra, mestre em Extensão Rural, atualmente atuando no Pronto Atendimento Psiquiátrico, em Salvador, Ariela Dias e pela enfermeira  cearense, especialista em Saúde da Família, Luana Albuquerque, também mestre em Ciências da Saúde, hoje apoiadora institucional da Atenção Primária à Saúde (APS), em Juazeiro.

Segundo a aluna do curso de Enfermagem, Alessandra Dantas, é de extrema importância esse tipo de evento promovido pela faculdade. “Durante a graduação as dúvidas são constantes no momento de escolher qual área atuar e estas oportunidades permitem conhecer mais sobre a vivência de cada profissional, sanando algumas dúvidas e possibilitando escolhas mais assertivas para nosso futuro”, comentou.

No sábado (13), foi a vez dos estudantes de Biomedicina e Farmácia participarem da cerimônia de entrega de jalecos. Segundo o aluno de Biomedicina, Kauã Souza Santanna Alves, o evento reforça sua responsabilidade como acadêmico com a profissão. “O momento representa o compromisso com a higiene e o bem-estar de todos os pacientes. A entrega do jaleco simboliza meu respeito a vida humana”, afirmou. 

O ato é um momento importante no ciclo acadêmico para formação profissional, mencionou o diretor Andrei Mello. “O jaleco é um equipamento usado para proteção dos profissionais de saúde, assim como expressa um cuidado especial com os pacientes. A caminhada está iniciando e até a hora de concluir o curso, desejo que todos estejam preparados para escolher qual caminho seguir na sua área para ser um profissional do futuro. A UniFTC continuará incentivando uma educação de qualidade”, frisou.