Cursos da UniFTC Vitória da Conquista são bem avaliados pelo MEC e Enade 2021

Cursos da UniFTC Vitória da Conquista são bem avaliados pelo MEC e Enade 2021

O Ministério da Educação (MEC) avaliou positivamente o curso de Farmácia do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista, com nota 4 (numa escala de 1 a 5), confirmando que a graduação está dentro dos padrões de qualidade exigidos. E com as informações obtidas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021) aplicado ao curso de Educação Física; a qualidade de ensino, do corpo docente e das metodologias utilizadas pela Instituição de Ensino Superior (IES) também foram validadas, alcançando nota 4. 

Durante a visita do MEC, o curso de Farmácia foi avaliado em três dimensões: Infraestrutura (principalmente laboratórios), o corpo docente e estrutura curricular, através de um ensino interprofissional por competências e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).  

“A matriz curricular inovadora, apoio ao discente, estágios, pesquisa e extensão da UniFTC foram elogiados pelos avaliadores”, frisou a coordenadora do curso de Farmácia, Carolina Bizzotto, que acrescenta ainda que o resultado confirmou que as polícias acadêmicas e pedagógicas da instituição estão pautadas para o profissional do futuro.  “Os avaliadores elogiaram muito a organização do currículo e as práticas inovadoras desenvolvidas em sala de aula, bem como as práticas interprofissionais com o desenvolvimento dos projetos integradores desde o primeiro semestre”, completou. 

Também foi bem vista durante a avaliação do MEC, o engajamento dos professores, com relação à titulação, produção científica e experiência profissional, informou Carolina. “O reconhecimento do curso significa que tudo aquilo que o Colegiado propõe em seu Projeto Pedagógico está sendo colocado em prática, sendo também aprovado pela comunidade acadêmica. A nota da avaliação fica disponível para qualquer pessoa que queira consultar”, ressaltou. 

O Enade 2021 foi aplicado aos concluintes do curso de Educação Física avaliando três pontos positivos: conteúdos curriculares, competências e habilidades. “O quadro docente é formado por professores Mestres e com ampla experiência, além da qualidade do ensino e das metodologias usadas durante as aulas práticas nos laboratórios, que atestam a qualidade do ensino da UniFTC e confirmam que a instituição está formando profissionais preparados para o mercado de trabalho”, argumentou a analista de coordenação do curso de Educação Física, Victória Midlej.  

O Reitor  da faculdade em Vitória da Conquista, Aureliano Tavares,  recebeu o relatório do MEC e o resultado do Enade com muita alegria. “É o resultado de um esforço conjunto do time que compõe a instituição e que está superando todos os desafios para realizar o sonho de milhares de jovens de fazer uma graduação de qualidade, formando profissionais antenados com as exigências do mercado e sua constante evolução”, ressaltou.