UniFTC de Vitória da Conquista cede respirador ao Hospital Unimec

UniFTC de Vitória da Conquista cede respirador ao Hospital Unimec

O Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista disponibilizou, nesta sexta-feira (24), um ventilador mecânico – conhecido, popularmente, como respirador – ao Hospital Unimec. O equipamento é um dos mais procurados em todo o mundo, por ser utilizado no tratamento de casos graves da Covid-19.

Segundo o professor do curso de fisioterapia da unidade, Danilo Rocha, o respirador “tem o objetivo de ofertar níveis de oxigênio superiores àqueles níveis que tradicionalmente nós conseguiríamos com dispositivos não invasivos”. Numa linguagem simples, o professor explica que o equipamento regula o sistema respiratório, substituindo a dinâmica que o organismo realiza quando saudável: “Ele vai fazer com que as pessoas consigam respirar, enquanto se restabelecem da infecção pela Covid-19”.

O equipamento faz parte da estrutura que a UniFTC  oferece aos estudantes, por meio do Laboratório de Cardiopneumologia e fisioterapia aplicada à UTI. O coordenador do curso de fisioterapia, Vinícius de Moraes, contou que a direção do Hospital Unimec, ciente da aparelhagem que o Centro Universitário possui, propôs o empréstimo do ventilador com o objetivo de dispor de mais leitos de atendimento. A solicitação foi apresentada ao reitor Aureliano Tavares, que, prontamente, se colocou à disposição. Além do respirador, um monitor multiparamétrico, que colabora na avaliação clínica dos pacientes, também foi cedido.

“Como estamos num ambiente remoto de aprendizagem neste momento e o laboratório em subutilização, nada mais justo do que emprestarmos esses aparelhos para o Unimec”,  ressalta o coordenador, representante da unidade na visita de entrega. Vinícius acrescenta ainda que “para nós, aqui da UniFTC Vitória da Conquista, é um prazer e um ato de humanidade poder estar colaborando neste cenário”.

O Hospital Unimec, fundado em 1976, é referência em assistência humanizada e têm convênio com o SUS, acolhendo a população em geral. “É um impacto fantástico porque nos capacita a prestar o atendimento, soma a nosso acervo! A gente já tem uma estrutura, mas ficamos melhor amparados”, diz o Gestor do Hospital, Alcides Santana, ao receber os aparelhos. Alcides também parabenizou e agradeceu a atitude do Centro Universitário: “É um gesto de solidariedade, de cidadania, de responsabilidade social da UniFTC, que contribui muito para a sociedade conquistense, sobretudo aos mais carentes”.

Covid-19 em Vitória da Conquista – Vitória da Conquista possui 26 casos confirmados de Covid-19, entre eles, um paciente veio a óbito. Outros 32 casos aguardando resultado e 35 pacientes aguardando coleta para realização do exame, conforme dados apresentados pela Prefeitura Municipal no último boletim divulgado (23/04/2020).

Vale destacar que a Rede UniFTC está promovendo uma série de iniciativas solidárias buscando minimizar os danos da pandemia. A unidade de Vitória da Conquista, por exemplo, distribui alimentos e produtos a colaboradores e a instituições de caridade do município;  está arrecadando livros infantis para doação; e apoia a campanha de doação de sangue com hora marcada do Hemoba.

Rede solidária: conheça o Movimento pela Prevenção – A Rede UniFTC assumiu um compromisso com a sociedade diante da pandemia do novo Coronavírus e vem desenvolvendo diversas iniciativas que estão ajudando a reduzir os impactos sociais gerados neste período de quarentena. Através do Movimento pela Prevenção, a instituição mobilizou alunos, professores e colaboradores nos 7 municípios da Bahia e 1 em Pernambuco em que possui Centros Universitários e faculdades.

Nas unidades de Salvador, Vitória da Conquista, Eunápolis, Itabuna, Feira de Santana e Juazeiro uma verdadeira força-tarefa foi montada nos últimos dias para a produção de máscaras protetoras faciais. Pelo menos mil unidades desses protetores que já foram doadas aos profissionais de saúde em hospitais e Upas. No Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana, além das máscaras, também foram produzidos sabonete líquido e  álcool gel.

Em Salvador, estudantes e residentes da área de Medicina estão atuando também nos programas  “Brasil Conta Comigo” e do “Disque Coronavírus 155”. Em Eunápolis, a Faculdade Unesulbahia (Rede UniFTC) emprestou 3 leitos para que o Hospital Regional do município pudesse montar a ala de atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus. O empréstimo de equipamentos também ocorreu em Vitória da Conquista, com os tão requisitados respiradores e o monitores multiparamétrico, cedidos ao Hospital UNIMEC, na cidade.