UniFTC promove ação contínua de saúde na EMURC de Vitória da Conquista

UniFTC promove ação contínua de saúde na EMURC de Vitória da Conquista

O Centro Universitário UniFTC Vitória da Conquista, através do Colegiado de Enfermagem, iniciou no último dia 08 de setembro uma parceria de cuidado em saúde continuada com os colaboradores da Empresa Municipal de Urbanização (EMURC), vinculada à Prefeitura Municipal. Em seguida, os alunos dos cursos de Educação Física e Psicologia também foram convidados para a ação, que visa melhorar a qualidade de vida e promover bem-estar à categoria.  

Com a iniciativa, os alunos de Enfermagem realizam visitas quinzenais para aferição de pressão e verificação de níveis glicêmicos. Assim como, o Colegiado vai desenvolver ações do Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama, importância do autoexame) e orientações educativas sobre o Novembro Azul, que é uma Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Próstata, ressaltando a importância do diagnóstico precoce. 

Os estudantes de Psicologia já realizaram no mês de setembro atividades educativas sobre o “Setembro Amarelo” – mês de combate e prevenção ao sucídio. Para manter o corpo em movimento durante o expediente de trabalho e promover saúde, a turma do curso de Educação Física fez algumas atividades laborais, como alongamento e flexões com os funcionários para melhorar o condicionamento físico e reduzir o sedentarismo.

 Os estudantes estão levando para as pessoas uma atenção humanizada, reiterando o compromisso social da Rede UniFTC, destacou a professora do curso de Enfermagem, Sandra Castro. “Estão sendo promovidas orientações e os devidos encaminhamentos para especialidades médicas, sempre que necessário. A ideia é buscar oferecer orientações de hábitos de vida saudáveis para a redução de possíveis riscos à saúde do trabalhador”. 

O presidente da EMURC, Diego Gomes Rocha, considera a parceria com a UniFTC de suma importância.“A ampliação do bem-estar dos funcionários através de ações que envolvem a saúde e a qualidade de vida do trabalhador é essencial”, disse. 

O Reitor da faculdade em Vitória da Conquista, Aureliano Tavares, reforça a relevância da atividade. “A UniFTC é uma organização altamente responsável e como instituição de Ensino Superior, vem cumprindo seu dever com a sociedade, beneficiando os públicos interno e externo. Vamos sempre abraçar atividades como essa, que promovem bem-estar físico, mental e emocional para os indivíduos”.