I Feira de Saúde Multidisciplinar da UniFTC atrai mais de 200 pessoas em Vitória da Conquista

I Feira de Saúde Multidisciplinar da UniFTC atrai mais de 200 pessoas em Vitória da Conquista

Mais de 200 pessoas aproveitaram a folga do sábado e resolveram cuidar da saúde durante a I Feira de Saúde Multidisciplinar do Centro Universitário UniFTC Vitória da Conquista, realizada no dia 17 de setembro com o tema “Conscientização sobre bem-estar”. Alunos e professores do ofereceram vários serviços gratuitos à população. 

O evento foi promovido pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde do Adulto da faculdade em Vitória da Conquista em parceria com as Associações Atléticas Acadêmicas de Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Educação Física.  

Palestras educativas sobre a saúde mental, do homem, da mulher, obesidade, hipertensão e diabetes, assim como vários serviços gratuitos, como: aferição de pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia, orientações para a prevenção de doenças e, na Clínica Odontológica, palestras educativas para saúde bucal e atendimentos de profilaxia, anamnese bucal e aplicação de flúor, foram oferecidos ao público. 

O estudante do 8º período do curso de Odontologia, Gabriel Valeriano, mostrou à população que os cuidados básicos de atenção à saúde são de extrema importância. “Quem passou pelo estande da Odontologia recebeu avaliação da cavidade oral e em seguida encaminhado para a nossa clínica de atendimento na instituição para indicar os procedimentos que precisam ser realizados”, disse. 

Gabriel reforça que a feira foi uma oportunidade significativa para sua formação acadêmica. “Foi um momento de integração de todas as áreas da saúde. Estarei concluindo em breve minha graduação e esse contato extramuros nos aproxima da realidade social atual, nos capacitando e nos preparando para uma carreira profissional de excelência e para sermos um profissional do futuro”.

Para Ana Luiza Rodrigues, que está cursando o 6º período de Enfermagem, é muito importante unir a teoria à prática para o desenvolvimento profissional. “Uma oportunidade incrível que foi propiciada pela UniFTC, as ligas e atléticas, pois além de unir os cursos numa ação multiprofissional, ganhamos experiências que serão aplicadas no mercado de trabalho. Também ajudamos a comunidade ofertando o que estudamos todos os dias em sala de aula em forma de bem-estar e saúde”, ressaltou. 

“A UniFTC, os alunos e os docentes de todos os cursos temos a responsabilidade de movimentar conhecimento e levar os alunos a entenderem o paciente como um todo, mediante a integração dos cursos e numa ação multidisciplinar. A instituição através de seu compromisso social sempre realizará ações de promoção à saúde, através de um olhar especial e de cuidado com as pessoas”, destacou a coordenadora do curso de Odontologia, Lorena Ferraz. 

A representante da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde do Adulto da UniFTC, Fabricia Lopes Fernandes, informou que o objetivo foi incentivar a sociedade a ter mudanças positivas de comportamento. “É um projeto de ensino, pesquisa e extensão que tem o propósito de reunir os cursos da área da saúde e proporcionar interação através de exposições, projeções, demonstrações e atividades. A I Feira de Saúde Multidisciplinar foi um momento de engajamento e participação dos acadêmicos que contribui para formação de um profissional diferenciado, com uma visão ampliada do cuidado em saúde”, explicou.

“Este projeto visa fomentar os cuidados com a saúde, bem-estar da comunidade e fortalecer as relações interprofissionais entre os alunos. Foram oferecidos pelos acadêmicos à população serviços de saúde para melhorar a qualidade de vida, além de contribuir para a formação acadêmica e crescimento profissional dos estudantes”, concluiu Aureliano Tavares, Reitor do Centro Universitário da UniFTC Vitória da Conquista.