Ligas acadêmicas da UniFTC promovem Semana de Saúde do Trabalhador

Ligas acadêmicas da UniFTC promovem Semana de Saúde do Trabalhador

Para comemorar o Dia do Trabalhador, o Centro Universitário UniFTC, em Vitória da Conquista, promove uma semana de atividades de saúde gratuitas para os colaboradores. A ação iniciou nesta segunda-feira (24) e segue até sexta-feira (28) nos três turnos, no campus da instituição. O projeto é uma iniciativa das ligas acadêmicas dos cursos de Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Educação Física e Enfermagem.

Alunos e professores realizam durante os cinco dias, ações de educação em saúde, prevenção das parasitoses, coleta de material para exame parasitológico, avaliação de saúde com foco em doenças crônicas não transmissíveis, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, bem como instruções sobre os cuidados com a hipertensão e diabetes. 

A semana também vai contar com orientações sobre saúde bucal, escovação, explicações sobre as doenças periodontais e cáries, além de atividades de cuidados com a pele e momentos recreativos com circuitos, funcional e aulas de danças.  

A iniciativa visa ainda estimular a pesquisa científica desenvolvida pelas ligas com os professores e funcionários de serviços gerais e administrativos. Na oportunidade, os alunos estão colocando em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula, assim como exercendo seu papel social, humano e de cidadão, ressalta o professor Lucas Santana, que faz parte da Comissão Organizadora das Ligas Acadêmicas. 

“Os profissionais do futuro precisam adquirir conhecimento técnico e transformar o mundo em que vivem. As ações preventivas de cuidado à saúde são necessárias dentro do ambiente de trabalho para garantir bem-estar, satisfação e saúde mental. O colaborador saudável produz muito mais, melhora os relacionamentos, estimula a motivação e confiança, além de contribuir para redução de acidentes de trabalho”, explica.  

O trabalho está sendo desenvolvido pelas Ligas Acadêmicas: Multidisciplinar em Saúde (LAMS), Bucomaxilofacial, Prótese, Dentística e Odontologia Estética (LAPOE), assim como as disciplinas de Cuidado em Saúde, estágios supervisionados em Biomedicina e Farmácia. 

Os professores que estão apoiando a ação são: Lucas Santana e Fabiely Gomes, Colegiado de Farmácia, Beatriz Rabelo, Tahise Magalhães e Palloma Cordeiro, Biomedicina, Anne Karoline, Nutrição, Jeanny Damásio e Maiana Ferraz, Colegiado de Enfermagem, Victoria Silva, Educação Física, Lorena Ferraz e Naiane Andrade, Odontologia.