Alunos da UniFTC realizam serviços gratuitos e palestra sobre saúde intestinal

Alunos da UniFTC realizam serviços gratuitos e palestra sobre saúde intestinal

Os estudantes do curso de Nutrição do Centro Universitário UniFTC, em Vitória da Conquista, realizaram ação social com serviços gratuitos para mulheres e comunidade em condições de vulnerabilidade nesta quarta-feira (26), no Salão Comunitário do bairro Urbis VI. Durante a tarde, foram oferecidos ao público avaliação antropométrica e orientações nutricionais sobre alimentação saudável.

O tema apresentado ao público pelos estudantes da disciplina Estágio em Nutrição Social foi relacionado a saúde intestinal. “Escolhemos esse tópico, pois problemas intestinais acometem muitas mulheres adultas e idosas atualmente. A atividade desenvolvida foi muito dinâmica, pois o grupo participou, interagiu e tirou dúvidas”, disse Adriana Andrade de Moura, estudante do 7º período do curso de Nutrição. 

Adriana ressalta que a oportunidade foi de muita troca de conhecimento e aprendizado. “Como aluna pude vivenciar as dificuldades e necessidades desse público que se esforça na busca de uma vida saudável. Um momento essencial para um profissional de saúde do futuro. Muito mais que prescrever dieta, o nutricionista deve estar apto para entender as necessidades em geral das pessoas, oferecendo educação nutricional de forma humanizada e solidária”. 

A professora Taiane Novaes informou que no próximo mês os alunos farão uma ação específica com gestantes. Além da alimentação na gestação, os acadêmicos promoverão orientações sobre o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementado por dois anos ou mais, assim como serão apresentados os mitos e verdades com relação ao assunto. 

“A boa alimentação na gravidez é importante porque controla o ganho de peso e previne doenças. O acompanhamento médico e nutricional evita obesidade, diabetes gestacional, hipertensão, dentre outros problemas de saúde na mãe”, explicou. 

“A UniFTC realiza e é parceira contínua de projetos sociais”, destacou o reitor Aureliano Tavares, que completou dizendo que a instituição além de educar e movimentar conhecimento, tem a missão de incentivar o esporte e a cultura, bem como, realizar atividades saudáveis que ajudam a melhorar as condições de vida das famílias e sociedade em geral. “São nestas ocasiões que a empatia é colocada em prática. É essencial ter um olhar sensível aos problemas do próximo”, concluiu. 

Saúde bucal e mental serão um dos temas abordados em maio pelos alunos

Nos dias 03 e 05 de maio, os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Direito, Educação Física e Fisioterapia estarão movimentando serviços gratuitos para a população, como aferição de pressão arterial, orientações de saúde, planejamento familiar, consulta farmacêutica, tipagem sanguínea, palestras sobre saúde mental, avaliação de saúde bucal, orientação jurídica, aula de ginástica coletiva, avaliação postural, dentre outros. 

O projeto faz parte da parceria do vereador Fernando Vasconcelos Silva, o Jacaré, com a UniFTC, e acontecerá mensalmente, sempre nas primeiras quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h. Já as ações que contarem com o curso de Nutrição, ocorrerão nas últimas quartas-feiras das 13h às 17h. Todas as ações serão oferecidas no espaço Comunitário do bairro Urbis VI.