UniFTC oferece serviços gratuitos de saúde e orientações jurídicas em Vitória da Conquista

UniFTC oferece serviços gratuitos de saúde e orientações jurídicas em Vitória da Conquista

Os estudantes dos cursos Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Odontologia, Direito, Educação Física e Fisioterapia, do Centro Universitário UniFTC, em Vitória da Conquista, ofereceram nos dias 03 e 05 de maio atendimentos gratuitos para comunidade da cidade, no Salão Comunitário do bairro Urbis VI. 

Quem passou pelo local teve acesso a instruções sobre a higiene bucal que diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários, bem como ações de prevenção de doenças periodontais. Para a estudante do curso de Odontologia na faculdade em Vitória da Conquista, Maria Eduarda Lago, a experiência será válida para sua formação acadêmica e futuro profissional. 

“Estamos levando para fora da sala de aula nossos conhecimentos, sempre acompanhados pelos professores, que nos dão segurança e apoio durante a nossa prática. É muito bom compartilhar informações sobre a importância da saúde bucal, que garante a população um sorriso bonito e saudável. Também orientamos sobre as principais doenças que possuem maior prevalência na saúde pública”, comentou Maria. 

A população ainda conferiu a oferta de orientação jurídica, aferição de pressão arterial, orientações de saúde, glicemia capilar, testes rápidos, planejamento familiar, consulta farmacêutica, tipagem sanguínea, palestras sobre saúde mental, aula de ginástica coletiva, avaliação postural, dentre outros. 

“Foi uma oportunidade de colocar nosso conhecimento teórico, adquirido na faculdade, em prática, bem como levar cuidados de saúde para quem mais precisa. A iniciativa de promoção e prevenção a saúde foi relevante porque despertou a cidadania e responsabilidade pessoal e social, bem como contribuiu para a nossa formação profissional”, disse Nayara Ribeiro, aluna do curso de Enfermagem. 

Na opinião da acadêmica de Direito, Elane Silva, a ação foi super importante para desenvolver uma relação de confiança com as pessoas. “Por todo aprendizado que tenho recebido na instituição, tenho certeza que serei uma boa profissional e estes momentos ajudam a estreitar a relação com as pessoas que precisam de um advogado com bom conhecimento. São atividades que viabilizam um resultado positivo, pois as orientações reduzem falhas por falta de conhecimento jurídico das pessoas”, frisou.

O reitor Aureliano Tavares afirma que a UniFTC sempre estará envolvida em práticas sociais que garantam uma existência mais saudável para as pessoas, além de serem baseadas no desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências dos estudantes. “Nosso movimento visa fortalecer os cuidados com a saúde que são fundamentais para a qualidade de vida e prevenção de doenças. A responsabilidade social universitária forma cidadãos para a vida e para o mercado de trabalho”,argumentou. 

A ação  faz parte da parceria do vereador Fernando Vasconcelos Silva, o Jacaré, com a UniFTC e está ocorrendo mensalmente, no Salão Comunitário do bairro Urbis VI. O projeto acontece nas primeiras quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h. Já as ações que contarem com o curso de Nutrição, ocorrem nas últimas quartas-feiras das 13h às 17h.